No início do século 20, nascia um sonho diretamente ligado à responsabilidade de amor ao próximo. Do sonho de levar aos que sofriam com doenças respiratórias à cura, um médico com a coragem de um grande empreendedor fundou a Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Foi da necessidade de levar os pacientes, ao propício clima de Campos do Jordão, que o médico sanitarista Emílio Marcondes Ribas, apoiado pelo Dr. Victor Godinho, idealizou a construção de uma linha férrea, que pudesse desbravar a Serra da Mantiqueira.
Depois da difícil tarefa, de agregar tecnologia suficiente para tornar este sonho realidade, em pleno ano de 1910, Emílio Ribas acabou criando também um longo caminho a ser trilhado por seus sucessores. Administradores que encamparam diversos valores a este sonho, perpetuando-o ao longo deste quase um século de vida.
Dos primeiros trens, à vapor, que levavam 12 horas para completar o trajeto de 47 km de trilhos, aos modernos trens turísticos, foram 60 anos de luta, que hoje se traduzem em firmação no mercado de transportes e turismo.
Até 1970, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi um órgão subordinado à Secretaria dos Transportes, no Governo do Estado de São Paulo. A partir desta data, ela voltou sua missão quase que integralmente ao Turismo.
Neste mesmo ano, foram inaugurados o Parque Reino das Águas Claras - Pindamonhangaba, o Parque Capivari com o primeiro Teleférico brasileiro para transporte de turistas, e o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, integrado à Estação de Santo Antonio do Pinhal.
Os Trens
Passeio Pindamonhangaba / Campos do Jordão
O percurso de 47km, ligando as cidades de Pindamonhangaba a Campos do Jordão é realizado por confortáveis Automotrizes elétricas, construídas nas oficinas da própria Estrada de Ferro Campos de Jordão e dotadas de som ambiente e guia acompanhante. Durante o percurso o trem faz paradas em diversos pontos turísticos como o Parque Reino das Águas Claras, Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, Ponto Culminante Ferroviário do Brasil - além de outras mais rápidas para fotos e filmagens.
Passeio Campos do Jordão / Santo Antônio do Pinhal
Neste mesmo sistema há o tráfego intermediário de 19km que ligam as estâncias de Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal, com trens que trazem atendimento turístico similar.
TTU (Trem Turístico Urbano)
Além destes serviços a Ferrovia opera o Trem Turístico Urbano, ligando as diversas Vilas que formam a Estância de Campos do Jordão. O percurso de 8km, interliga as Estações Emílio Ribas (Capivari) e Abernéssia. Em Pindamonhangaba a Estrada de Ferro, também mantém este serviço de atendimento ao público através de Trens de Subúrbio, que vai do centro da cidade Estação Pindamonhangaba até o Parque Reino das Águas Claras no bairro Piracuama, num percurso de 20km. Além da natureza, os equipamentos de lazer instalados ao longo da ferrovia e no terminal de Capivari, em Campos do Jordão, tornam as viagens da Estrada de Ferro Campos do Jordão mais completa e aprazível.
Pontos Turísticos
Ponte
Construída na França, em 1924, foi transportada para o Brasil totalmente desmontada, sendo edificada sobre o Rio Paraíba do Sul. Sua extensão total é de 160 metros, nos quatro vãos sustentados por pilares em pedras talhadas a mão por portugueses.
Parque Reino das Águas Claras
Às margens do Rio Piracuama, no km 17 da via férrea, a Estrada de Ferro construiu em 1972, o Parque denominado Reino das Águas Claras, decorado com as figuras em cerâmica dos personagens da obra literária de Monteiro Lobato, o maior escritor brasileiro de literatura infantil. O parque é equipado com bar/restaurante, churrasqueiras, sorveteria, cabinas, guarda-volumes, sanitários, tudo numa área verde de mais de 21 mil m2. A ferrovia mantém ainda, um serviço de trem para levar não só moradores dos bairros circunvizinhos ao parque até a cidade e vice-versa, assim como também os turistas que chegam à Pindamonhan
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