R. Cônego Eugênio Leite, 504 - Pinheiros - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3898-3241
Site Oficial:http://www.consuladomineiro.com.br
A extensão da casa e da cultura mineira está no Consulado Mineiro. Com cadeiras, mesas e lustres comprados a dedo em antiquários da região, o restaurante faz com que seu cliente se sinta no quintal de um verdadeiro casarão mineiro.
A comida é bem caseira e traduz muito bem o sabor da comida de Minas Gerais. Mas, os suculentos e fartos pratos do Consulado se diferem dos demais restaurantes mineiros de São Paulo, pela sua leveza. O chef Fernando Carneiro, sócio do restaurante junto com o irmão Geraldo Magela, tem a preocupação de extrair toda a gordura da comida e deixa-la mais saudável. Ele se dedica horas e horas na cozinha para deixar a comida mais leve. A feijoada, por exemplo, começa a ser preparada um dia antes para adquirir mais sabor e leveza. Além da preocupação do chef, a cozinha do Consulado Mineiro é formada apenas por cozinheiros vindo de diversas regiões de Minas Gerais, que desde pequenos conhecem o verdadeiro sabor da terra.
Em seu cardápio figuram pratos saborosos e muito bem servidos, como o Tutu à Mineira (lombo, tutu, couve, torresmo e arroz), o Zona da Mata (carne de sol na manteiga, tutu, couve, mandioca frita e arroz), o Prato do chefe (filé ao alho, folhas verdes, tomate, palmito, purê de mandioca e arroz) e o Embaixada (moranga recheada com carne de sol ou frango com requeijão e arroz).
Como Tira Gosto, as opções são as porções de mandioca com carne de sol, o bolinho de mandioca com carne de sol, o bolinho de arroz, a porção mista (torresmo, mandioca, bolinho e costelinha), e o tradicional pão de queijo. Como sobremesa, destaque para o doce de leite, abóbora com coco, ambrosia e Romeu Julieta.
As cachaças mineiras são bem representadas no Consulado Mineiro. Seu cardápio tem mais de 80 tipos de branquinhas de todos os cantos de Minas Gerais.
O Consulado Mineiro é tradicionalmente conhecido pelo clima caseiro. Comer no Consulado dá a impressão de estar comendo no quintal da sua casa. E isso se explica pela criação do restaurante em 1991. Fernando Carneiro adorava cozinhar para os amigos e sempre promovia festas para uma turma fechada. A comida era tão elogiada, que ele resolveu convidar o irmão Geraldo Magela a montar um restaurante onde pudesse ser servida a comida que eles comiam desde pequenos, quando viviam numa fazenda mineira.
O sucesso do Consulado Mineiro da Praça Benedito Calixto foi tão grande, que em 1999 tiveram que abrir o Consulado Mineiro na rua Cônego Eugênio Leite, em Pinheiros. Os irmãos Magela e Carneiro se associaram aos sobrinhos Helvécio José Carneiro de Oliveira e Giovanni Carneiro de Oliveira.
ATENÇÃO: Seus comentários aparecerão no site Balada CERTA para todos os usuários.
O BaladaCerta.com.br não é autor e não endossa nenhuma das opiniões e/ou comentários. Eles são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Para mais informações acesse nossos termos de uso.