O espetáculo Estrelas do Orinoco, do mexicano Emilio Carballido, encerra sua temporada no dia 13 de dezembro, quinta-feira, no Espaço Pinho de Riga, às 21 horas. Com tradução de Hugo Villavicenzio e direção de Tatiana Rehder, a peça investiga o universo de duas atrizes pouco prestigiadas pela fama – interpretadas por Almara Mendes e Mariana Flesch - a bordo de um barco sem comando no Rio Orinoco (Venezuela/Colômbia).
Esta imagem de duas atrizes de segunda classe a bordo de uma embarcação sem comando pode ser símbolo de uma de nossas facetas latinas: um continente com passado colonial exploratório com muita dificuldade de criar uma identidade para seu povo, minimamente uniforme, com referências próprias. O grupo explica que montar uma peça venezuelana no Brasil com este enredo é a chance de fomentar uma reflexão sobre nosso país, de promover uma aproximação com os vizinhos latinos com quem compartilhamos traços históricos e possibilidades de futuro.
No enredo, duas mulheres sozinhas em um dos maiores rios da Bacia Amazônica criam seu cotidiano de fantasias que lhes dá força e condições para viver a desgraça real e concreta de estar à deriva. O Pinho de Riga pretende refletir sobre como esta válvula de escape se aplicaria à história de nosso continente e de qual realidade já nos distanciamos.
A montagem, porém, visita também as almas dessas mulheres: duas pessoas reais, com planos concretos e expectativas de futuro. O público se torna cúmplice das fantasias das duas atrizes que precisam criar maneiras de sobreviver em meio às variadas adversidades do mundo real. Suas dificuldades passam pela pobreza, falta de reconhecimento, solidão e fracasso, agruras possíveis a qualquer mortal. “Certamente encontramos aqui a dimensão universal do nosso projeto, pois estamos trabalhando com seres humanos e suas angústias e sonhos, personagem cheias de humanidade; estamos falando de nós”, finaliza Tatiana Rehder.
Estrelas do Orinoco
Texto: Emilio Carballido
Tradução: Hugo Villavicenzio
Direção: Tatiana Rehder
Elenco: Almara Mendes e Mariana Flesch
Realização e produção: Grupo Teatral Pinho de Riga
Estreia: dia 24 de outubro – quarta-feira – às 21 horas
Temporada: 24/10 a 13/12 - Quartas e quintas - às 21horas
Ingressos: R$ 30,00 – Bilheteria: 2h antes das sessões - Duração: 80 min
Gênero: Comédia - Classificação etária: 14 anos - Lotação: 51 lugares
Espaço Cultural Pinho de Riga
Rua Conselheiro Ramalho, 599 – Bela Vista/SP - Tel.: (11) 96373-7090
Ingressos: 30,00 (meia: R$ 15,00) – Bilheteria: 2 horas antes dos espetáculos
Aceita dinheiro e cheque. Não aceita cartões. Acesso universal. Bar e café.