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Cursos do 2º semestre na Augôsto Augusta Cultural


Literatura, cinema, música e ópera, e arte e desenho com professores renomados: Jorge Coli, Angélica Chiappetta, João Adolfo Hansen, Irineu Franco Perpétuo, Marco Antonio Guerra, Leon Kossovitch.

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(2/8) ARTES DIVERSAS

Prof. Marco Antonio Guerra

MÚSICA OS OUTROS ROMANTISMOS

Prof. Irineu Franco Perpétuo

LITERATURA MACHADO DE ASSIS

Prof. João Adolfo Hansen

(6/8) DESENHO Uma introdução aos fundamentos do desenho no campo das artes plásticas e visuais

Prof. Evandro Carlos Jardim

(7/8) ÓPERA AS VOZES DA ÓPERA

Prof. Jorge Coli

CINEMA FEDERICO FELLINI

Prof. Jorge Coli

ARTES PLÁSTICAS Proust e as artes

Prof. Jorge Coli

(8/8) LITERATURA A ENEIDA DE VIRGILIO

Profa. Angélica Chiappetta

ARTES VISUAIS O revezamento figurativo entre os séculos X e XIII

Prof. Leon Kossovitch

A Augôsto Augusta Cultural é um espaço para pensar, discutir, aprender,

entender e viver a arte e suas manifestações. A cada semestre,

oferece cursos de quatro meses, aula e módulos breves,

sempre ministrados por pensadores com profundo

conhecimento do campo da filosofia e das artes.

Informações e reservas

Augôsto Augusta

www.augosto.com.br

Rua Augusta, 2161
tel. (11) 3082-1830

Agenda dos Cursos

ARTES DIVERSAS

Prof. Marco Antonio Guerra

Encontros com a Cultura

02/08/2012 a 6/12/2012

5ªs. feiras das 10h30 às 12h00

R$ 310,00/mês

OS OUTROS ROMANTISMOS

Prof. Irineu Franco Perpetuo

Das óperas italianas de Rossini e Verdi ao piano parisiense de Chopin e Liszt,

passando pela escola eslava de Tchaikovski e Dvorák e pela sonoridade nórdica

de Grieg, até chegar ao Brasil de Carlos Gomes, o curso aborda a produção

romântica fora do âmbito austro-germânico. Todas as aulas são ricamente

ilustradas com gravações em DVD das principais obras destes compositores,

executadas por intérpretes de renome.

02/08/2012 a 06/12/2012

5ªs. feiras das 14h30 às 16h30

R$ 340,00/mês

LITERATURA - MACHADO DE ASSIS

Prof. João Adolfo Hansen

            Desde Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880-1881), Machado de Assis passou a inventar sua arte
como duplicidade enunciativa que determina a leitura dupla: lemos Memórias Póstumas de Brás Cubas como
a história da vida vulgar de um tipo ocioso da classe dominante do Império,
assim como lemos Dom Casmurro como história de uma suposta traição do amor da juventude;
mas também lemos nos dois  a história de um romance sobre o romance, como textos críticos
em que pseudo-autores discutem com o leitor convenções narrativas, opções estéticas
e condicionamentos históricos da matéria social, lingüística e literária transformada nos textos.
Machado evidencia que a leitura dos textos de ficção literária integra duas funções, representaçãoavaliação,
fazendo dessa integração o eixo equívoco da sua arte. Esquematicamente, a representação
corresponde ao mundo fictício da história que o leitor imagina;
a avaliação equivale à perspectiva tragicômica sobre a história narrada que o autor comunica  ao leitor.

O curso propõe a leitura de  contos ( Pai contra Mãe; Teoria do Medalhão; A Causa Secreta,
A Cartomante, Missa do Galo, Lágrimas de Xerxes,  Cantiga de Esponsais, O Imortal)
e de romances (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro)
examinando os processos da representação e avaliação que o autor inventa contra o leitor.

02/08/2012 A 29//11/2012

5ªs. feiras das 18h00 às 20h00

R$ 340,00/mês

DESENHO

Uma introdução aos fundamentos do desenho no campo das
artes plásticas e visuais

Prof. Evandro Carlos Jardim

1-O pensamento visual.

2-A linha

3-A gráfica e a plástica

4-Organização da figura

5-Composição: proporção, ritmo e tensões.

6-Cor: luz e movimento

7-As práticas de oficina: os materiais e os procedimentos

8-Critérios de apreciação para os trabalhos realizados, considerando a

produção de cada participante.

06/08/2012 a 19/11/2012

2ªs. feiras das 16h30 às 18h30

R$ 340,00/mês

AS VOZES DA ÓPERA

Prof. Jorge Coli

Como se distinguem as diferentes vozes da ópera? Quais suas características?
De que maneira elas se associam a diferentes formas de sensibilidade musical?
Nosso curso pretende apresentar, graças a diversos exemplos, a gama variada dos alcances, timbres, possibilidades expressivas.
Abordará ainda algumas denominações frequentes, mas de caracterização nem sempre clara,
empregadas para caracterizar certas formas criadas dentro das tradições operísticas,
tais como cavatina, cabaletta, aria, arioso, recitativo, etc.
Enfim, a análise comparativa das interpretações permitirá um aprendizado fino da escuta.

07/08/2012 a 20/11/2012

3ªs. feiras das 14h15 às  16h15

R$ 340,00/mês

CINEMA

FEDERICO FELLINI

Prof. Jorge Coli

“Cinema-verdade? Prefiro o cinema-mentira. A mentira é sempre mais interessante do que a verdade.”

Imenso criador, Fellini marcou definitivamente a cultura do século XX.
São poucos os que podem se orgulhar de ter criado um adjetivo universal: felliniano.
Nosso curso apresentará, em progressão cronológica, a constituição dessa obra
que modificou  a escrita e a estética cinematográfica,
ao mesmo tempo que propôs uma reflexão fundamental sobre o mundo contemporâneo.

07/08/2012 a 20/11/2012

3ªs. feiras das  19h00 às 22h00

R$ 380,00/mês 

ARTES PLÁSTICAS - Proust e as artes

Prof. Jorge Coli

O curso tratará de estabelecer uma relação entre À la recherche du temps perdu e as artes, considerando os seguintes pontos:

1)    As concepções, ou práticas, mentais (para não empregar o termo “teóricas”, já que Proust nunca estabeleceu nenhuma teoria das artes)
que sustentam a relação do texto com as artes (sensibilidade, semelhança, memória, écfrase, circunstância e temporalidade).

2)    Exploração do que se pode conceber como ideia de modernidade
(tecnologia, art nouveau, impressionismo, simbolismo, moda) no universo proustiano.

3)    O tempo em Proust e o tempo nas artes.

07/08/2012 a 20/11/2012

3ªs. feiras das 16h30 às 18h30

R$ 340,00/mês

A ENEIDA DE VIRGILIO

Profa. Angélica Chiappetta

O curso propõe a leitura do poema épico Eneida, composto por Virgílio no século I a.C.
A narrativa das armas e do varão Eneas que, saído de Tróia, vagou e penou pelos mares
até chegar ao Lácio para fundar a grandeza que viria a ser Roma,
alimentou-se da tradição épica da Ilíada e da Odisséia, herdada dos gregos, e, por sua vez,
inseriu-se na tradição ocidental como modelo e fonte de invenção.

"Flectere se nequeo superos, Acheronta movebo":
com as palavras que Virgílio colocou na boca da deusa Juno (algo como  "se não posso dobrar os céus, agitarei os infernos")
Freud dá início à sua Interpretação dos Sonhos.
Para anunciar que o homem já não é senhor em sua própria casa,
que há um submundo atuante em sua vida abaixo da frágil camada de razão,
o inventor da psicanálise lembra-se da deusa que, ferida na sua potestade pelos deuses olímpicos,
busca ajuda com os que moram no mundo subterrâneo.
Também Dante toma Virgílio como guia em seu périplo pelo Inferno.
"Honrai o altíssimo poeta",
diz ele quando o vate assoma na Comédia. Honremos.

08/08/2012 a 28/11/2012

4ªs. feiras das 10h30 às 12h30

R$ 340,00/mês

ARTES VISUAIS

O revezamento figurativo entre os séculos X e XIII

Prof. Leon Kossovitch  

1.     Constantinopla, capital das artes, e suas extensões a oeste no século X

      pictórico e escultórico.

2.     Os Otões e mais cortes pós-carolíngias.

3.     Percursos constantinopolitanos no Cáucaso cristão e entre o Mediterrâneo e o Sinkiang Islâmicos.

4.     Constantinopla e as figurações ocidentais, superado o Ano Mil.

5.     A volta da estátua no século XII ocidental.

6.     Índices da intrusão da escultura proporcionalizada ainda vigente no século VI greco-romano.

7.     As proporções na pintura dos séculos XIII e XIV ocidentais, relativamente à precedente dos códices e volumes constantinopolitanos.

8.     O abandono, pela Europa ocidental, da via parto-sassânida aberta no

Oriente e no ocidente do Império romano nascente.

08/08/2012 a 28/11/2012

4ªs feiras das 17h00 às 19h00

R$ 340,00/mês

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