Alimento milenar da humanidade, muito apreciada na Grécia Antiga, dispensa apresentações mais extensas. No entanto, basta vê-la nas gôndolas dos supermercados e barracas de feiras livres para despertar o apetite. É comum encontrar a alcachofra em conserva, mas o seu sabor in natura não tem paralelo na época da safra, quando o seu preço é bem atraente. Nessa ocasião, os nossos chefs a preparam em receitas variadas, uma mais deliciosa que a outra. É caso do Piccolo Bistrot que lança a temporada da flor, agora de 19 de agosto a 13 de setembro, servida em 10 versões, divididas em 6 opções de entrada e 4 de prato principal.
Nas mãos do chef, ítalo-suíço, Sandro Sarbach, ela aparece recheada com mexilhões, farofa, aliche e uva passa, farofa de alho e azeitona preta, além de também ser preparada na brasa. É utilizada em risotos, como ingrediente de molhos e acompanhando um delicioso magret de pato. Uma festa em homenagem aos apreciadores da “fina flor”.
Entradas
Alcachofra recheada com mexilhões ao vinagrete de framboesa
Alcachofra recheada e gratinada à moda siciliana (com farofa, aliche, uva passa e pinhole)
Alcachofra à romana (recheada com farofa de alho, azeitona preta e salsinha)
Alcachofra na brasa com alho, salsinha e azeite extra virgem
Crostini (pão italiano torrado ao azeite extra virgem) com coração de alcachofra e queijo gruyère
Fundos de alcachofra com seleção de recheios do chef (ovas de salmão, palmito pupunha fresco, vinagrete de ovo)
Pratos principais
Risotto de alcachofra, vieiras e bacon crocante
Pappardelle de shiitake ao molho cremoso de alcachofra e nozes
Gnocchi de mandioquinha com coração de alcachofras e pato desfiado ao molho demi glacê
Magret de pato ao Vinho do Porto com alcachofras e shiitake salteados na manteiga
Sobre o chef – Sandro Sarbach é um chef multicultural que começou a aprender a cozinhar com apenas 12 anos, de forma autodidata. Sua formação de chef e restaurateur foi na GastroSuisse, em Zurique. É também sommelier, pela Académie du Vin, também de Zurique. Sua experiência profissional foi no restaurante “A Pignatella”, de cozinha regional e internacional, em Milazzo, na Sicília.
Sobre o restaurante - O Piccolo Bistrot é assim chamado para fazer uma brincadeira entre o italiano e o francês. O restaurante serve pratos das cozinhas contemporâneas italiana e francesa. “O restaurante é pequeno, o que facilita o contato com os clientes que pedem para misturar ingredientes. O que fazemos sem problemas, quando a casa não está muito cheia,” conta o chef Sandro.
Em um ambiente pequeno, aconchegante, com decoração contemporânea, o clima romântico e intimista fica por conta das velas na mesa.
Na casa você pode ser atendido também em inglês, italiano, francês e alemão, pelo simpático chef Sandro Sarbach e sua mulher Gisele Giardino. A casa, além do cardápio fixo tem um menu da semana variável.
Fonte: Juliana Beolchi - Word Brasil ? Comunicação Empresarial