Na próxima quinta-feira, dia 28, a unidade JK do TGI Friday's, em São Paulo, será palco da etapa final do Campeonato Nacional de bartenders da rede americana. A partir das 20 horas, os finalistas disputam o primeiro lugar como bartender brasileiro, que dará a oportunidade do vencedor em concorrer na etapa Latina, em setembro, no México. Quem vencer esta fase participará da etapa Mundial, que acontecerá em março de 2009, na Disney.
Representantes do Brasil já foram três vezes para a final mundial e, no ano passado, o representante nacional conquistou o 5º lugar no Mundial. O encanto pelos malabares é tradição dos bartenders brasileiros do TGI Friday's, desde a inauguração da primeira loja no país em 1995, na cidade de São Paulo, onde permanece até os dias atuais. O conceito diferenciado em atendimento já virou até modalidade esportiva e veio dos Estados Unidos para marcar mais um diferencial da bandeira: flair bartender. Além de servir e atender os clientes no bar, os flair bartenders fazem os já famosos malabarismos com garrafas, copos, coqueteleiras e o que mais aparecer pela frente - que fizer parte da preparação do drink.
Todos os bartenders são avaliados nas seguintes categorias:
1ª - Teste Escrito de Bebida: cada bartender recebe uma lista de 50 bebidas para estudar. O conhecimento deve ser 100% e o esquecimento de um único item zera toda a questão;
2ª – Teste Escrito de Conhecimento do Cardápio de Comida;
3ª – Avaliação de Uniforme e Aparência Pessoal – o padrão nesse quesito é fundamental;
4ª – Pour Test Rotina & Flair: avalia a calibragem das mãos na dosagem de bebidas com e sem movimento de flair;
5ª – Múltiplos Pour: avalia a consistência na calibragem das mãos no quesito vinho, Double Pour etc.;
6ª - Teste de Flair: o juiz pede ao bartender alguns movimentos de flair com garrafas, copos e coqueteleira.
Além das provas finais, há o Speed Round, que é um teste de velocidade no Service Bar (são pedidos 5 drinks diferentes e os bartenders têm 1 minuto e meio para prepará-los), e o Freestyle (show time de cada bartender, que têm 12 minutos para venderem sugestivamente e prepararem 4 drinks aos juízes presentes).
Tradição
O primeiro restaurante da rede T.G.I. Friday's foi aberto no leste de Manhattan, em Nova Iorque, em 1965. Lenda da indústria de restaurantes, a Rede tem a filosofia de tratar cada cliente como convidado de honra, conceito que se reflete em tudo dentro da loja – ambiente alegre e agradável, cozinha de ótima qualidade, bem elaborada e variada, garçons e garçonetes que sabem se relacionar com o público de forma amigável e atendimento bastante informal.
No Brasil, a Rede completa 12 anos com lojas em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
Fonte: Renata Margoni (KRP - Kelly Lobos Relações Públicas)