Site Balada CERTA

Drops

St. Tropez de Todos os Santos recebe Bira e Osmar, do Sexteto do Jô


St. Tropez de Todos os Santos recebe Bira e Osmar, do Sexteto do Jô

O contra-baixista "Bira" e o pianista e maestro Osmar Barutti, integrantes do renomado "Sexteto do Jô", se apresentam todas as terças-feiras no restaurante St. Tropez de Todos os Santos. Eles são o destaque do "Jantar com Jazz & Bossa", o novo projeto do restaurante, que inclui jantar e música ao vivo às terças, a partir das 21 horas, sem cobrança de couvert artístico.



Na mais nova casa do Groupe Azaït, os dois músicos e convidados interpretarão clássicos do Jazz e da Bossa Nova. Para o restaurateur Isaac Azar, a proposta do "Jantar com Jazz & Bossa", que faz uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, tem tudo a ver com as influências arquitetônicas e gastronômicas da casa. O St. Tropez de Todos os Santos faz a fusão de tradições culturais da Costa do Sol e da Côte D'Azur, afinal, Paraty, na Costa do Sol e St. Tropez, na Côte d’Azur, se interagem desde os anos 1950, quando aportou por aqui Brigite Bardot.



Mais que isso, a Bossa Nova tem um precioso sotaque francês, pois foi o cantor e compositor francês Henri Salvador, nascido na Guiana Francesa, que com sua canção "Dans mon île", de 1957, influenciou Tom Jobim para criar a Bossa Nova. Ele ficou popularmente conhecido do público brasileiro na gravação da música Reconvexo, em que Caetano Veloso pergunta "quem não sentiu o suingue de Henri Salvador?".



Henri tinha uma forte ligação com o Brasil, país onde viveu quatro anos em sua juventude. Ao longo de sua carreira, Henri também cantou e gravou com músicos brasileiros, tais como Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Donato e Jorge Helder. Durante o Ano do Brasil na França, em 2005, ele abriu o show com grandes nomes da MPB. A apresentação aconteceu na Praça da Bastilha, no dia 14 de julho, data nacional da França, que contou com a presença do presidente Lula.

Infelizmente, Henri não estará nas festividades da França no Brasil em 2009, pois faleceu vítima de um aneurisma, depois de uma longa vida de mais de 90 anos. Mas, com certeza será muito lembrado com a Bossa Nova.



Em 2008, estamos em pleno cinqüentenário da Bossa Nova, o ritmo brasileiro mais conhecido e gravado no mundo. A primeira música, chamada "Canção do Amor Demais", foi gravada em 1958 por Elizete Cardoso, com letra de Vinícius de Moraes, dando inicio à trajetória de sucesso do segmento musical.





Serviço



St. Tropez de Todos os Santos - Rua Haddock Lobo, 1159



Tel.: (11) 3083.1134

Fonte: Bruna Di Monaco (Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação)

RSS

Mais Notícias


blog comments powered by Disqus