Urban ToTem sobe, pela primeira vez, no palco do Tom Jazz, dia 19 de julho, para apresentar canções do primeiro disco homônimo. Entre as músicas escolhidas para serem apresentadas ao público, estão “Areias do Brasil”, “Quem Sabe...Sabe...” e “Life”.
No final de 2005, após três anos de convívio e uma grande turnê, com mais de duzentos shows do projeto IRA! Acústico MTV, Andre Jung, baterista do grupo, propôs aos músicos convidados acompanhar o quarteto e a criação de um novo trabalho. Com o consenso em torno da proposta e das referências que Jung apresentou, nascia Urban ToTem.
Assim, no verão de 2006, André Jung, como diretor e músico no projeto, Lino Critzz nos vocais, Jonas Moncaio no violoncelo, Michelle Abu na bateria e percussão e Adriano Grinberg nos teclados, o conjunto iniciou as primeiras sessões de gravação no estúdio particular de Jung.
Diferente do procedimento tradicional, em que os ensaios dão origem aos arranjos e ao repertório, o disco foi feito antes de qualquer ensaio. Nesse processo, as músicas foram criadas pela combinação de sessões de gravação individuais, dirigidas, escolhidas e cuidadosamente editadas, a fim de se obter uma narrativa sonora, coesa e coletiva.
O álbum evidencia com elegância a riqueza musical representada pelas diferentes influências na formação de cada um dos artistas. A Black Music latente em Lino Crizz, os batuques dinâmicos de Michelle Abu, a erudição de Jonas Moncaio e o Blues espiritualizado de Adriano Grineberg, sob a batuta de André Jung, produzem uma vigorosa afirmação da música como um elo flexível, que conecta e harmoniza tempo e distância.
Filho da metrópole, o Urban Totem mira e se dirige ao mundo desde o berço paulistano, caminho por onde sua música filtra culturas e referência que “com-fundem” ancestral e contemporâneo. Um Brasil atemporal, tribal e digital surge em cadências, melodias, beats e batuques.
A formação atual conta com o percussionista cubano Pedro Bandera e o multiinstrumentista Ricardo Prado, em lugar de Grineberg. Mensão especial para a engenharia de som científica a cargo de Carlo Bartolini e seu parceiro Ricardo Ortega, e para a masterização de Ricardo Garcia.
O álbum de estréia do Urban Totem tem sua capa desenvolvida por Ciro Cozzolino e Marta Oliveira, sobre o desenho original de Denis Maricato (uma Gioconda moderna a nos seduzir com o misterioso prazer de seu sorriso). Esse primeiro CD saiu em formato digipack, com distribição exclusiva da Azul Music.
Tom Jazz
Avenida Angélica nº. 2331 – Higienópolis
Telefone: (11) 3255-3635
www.tomjazz.com.br
Horário de abertura da casa: 20h
Horário de show: 21h30
Preço do couvert artístico: R$ 30 (sábado)
Capacidade: 200 pessoas sentadas
Classificação etária: 18 anos
Formas de pagamento: dinheiro, cheque e todos os cartões (débito e crédito)
Estacionamento com manobrista: R$ 15
Ar condicionado
Acesso para portadores de necessidades especiais
Informações e compra de ingressos:
Tom Jazz – Avenida Angélica, 2331
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 10h às 17h
C
Fonte: Daniela Ribeiro (Agência Produtora)