Rua Bela Cintra, 1435 - Jardim Paulista - São Paulo / SP
Tel.: (11) 3062-2564
Site Oficial:http://www.folhadeuva.com
No início deste século no ano de 1901, aportava na cidade do Rio de Janeiro oriundo da cidade de Beirute - Líbano o Sr. Elias Hallab Cauerk, então com 26 anos de idade trazendo consigo o conhecimento da culinária libanesa. Instalou-se de imediato com seu restaurante na Rua da Alfândega no. 265 com o nome de Oriente-Ocidente onde permaneceu até a sua morte no dia 19 de abril de 1938. Desta data até o ano de 1951 o Restaurante Oriente-Ocidente passou a chamar-se Hallab em homenagem ao seu criador e foi dirigido por seu filho Adib Cauerk. A partir de 1951, a família Cauerk encerrou suas atividades no restaurante e passou a cultivar a arte de preparar os magníficos pratos da comida libanesa entre seus pares. Sómente no ano de 1989 o neto de Elias Halab Cauerk (Samir Cauerk Moysés) resolveu que as maravilhosas receitas de seu avô não deveriam mais ficar no âmbito familiar. Para poder resgatar profisionalmente aqueles pratos que encantavam a todos que os conheciam, chamou para esta tarefa o seu con-cunhado Fernando Demétrio Camasmie e juntos deram início ao Restaurante Folha de Uva (homenagem ao mais característico prato da culinária sírio-libanesa), legítimo sucessor das receitas que outrora encantaram não só aos cariocas do início deste século, mas a todos os imigrantes árabes que chegavam ou passavam pelo Rio de Janeiro, vindos dos vários estados brasileiros ansiosos por relembrar os sabores e aromas de sua culinária natal. Desta feita, São Paulo foi a cidade escolhida para a instalação do restaurante. E a rua Bela Cintra foi o novo berço desta casa que pretendia ser o local onde se comeria a legítima comida sírio-libanesa.
Desde o início da saga do velho Elias Cauerk no Brasil, passaram-se 98 anos e nos últimos 10 anos seu neto Samir Cauerk Moysés juntamente com seu sócio Fernando Demétrio Camasmie vem orgulhosamente resgatando as maravilhas da culinária do velho mundo que encanta quem as prova e as aprova. Esta certeza e indisfarçável orgulho lhes é assegurado por sua sempre crescente clientela composta hoje não só por imigrantes e seus decendentes, mas tambem por todos que não resistem à tentação de se tornarem habitués do Restaurante Folha de Uva. Como diriam alguns menos materialista, o restaurante Oriente&Ocidente veio paro o Brasil para transformar-se em Restaurante Folha de Uva e permanecer com sua vocação de aqui reproduzir com minúcias uma comida com pelo menos 5.000 anos de idade e história. Com este destino, esperamos romper com ímpeto o Ano Dómine de 2.000 com uma expressão característica do fatalismo árabe - MACKTUB (Tinha de acontecer ou Estava escrito).
ATENÇÃO: Seus comentários aparecerão no site Balada CERTA para todos os usuários.
O BaladaCerta.com.br não é autor e não endossa nenhuma das opiniões e/ou comentários. Eles são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Para mais informações acesse nossos termos de uso.