Site Balada CERTA

Drops

'Homem de Ferro' (Iron Man, E.U.A. 2008)


23/05/2008

CRÍTICA: "Homem de Ferro" é a mistura perfeita de cinema e rock and roll

Por Paulo Tescarolo

Um filme que começa ao som de AC/DC e termina ao som de Black Sabbath não pode ser ruim. Essa frase resume o que é Homem de Ferro . Eu nem precisaria dizer mais nada, mas vou escrever um pouquinho para não me chamarem de preguiçoso. A história mostra como o bilionário Tony Stark, após um grave acidente, decide largar o vício na bebida e criar uma armadura para salvar sua vida e também a da população.

Homem de Ferro é a síntese do que deve ser um filme de super-heróis. Tá certo que a história, bem mais plausível que a grande maioria, ajuda. Mas, após tantos vacilos de Hollywood, ficou claro que uma boa história não basta. É preciso utilizá-la bem.

A verdade é que tudo funciona bem no filme. A começar por Robert Downey Jr., que parece ter nascido para interpretar Tony Stark. À vontade na pele do bilionário beberrão e mulherengo, ele ainda mostra um senso de humor fundamental aos personagens do gênero, como Wolverine deixou claro em X-Men . É quase impossível imaginar o papel com Tom Cruise, primeiro candidato a vestir o uniforme vermelho e dourado.

Os efeitos especiais merecem um capítulo à parte. Seguindo a tônica de Transformers , Homem de Ferro não permite que o espectador diferencie o que é "real" do que é computação gráfica. Nos dois casos, ponto para o diretor Jon Favreau, que, além de tudo, consegue a proeza de modificar a história original sem desagradar os fãs (nerds) mais exigentes. Por tudo isso, leva nota 9 .


Um aviso: não deixe a sala antes do final dos créditos

Estréia: 30/04/2008

Gênero: Ação, aventura

Duração: 126 min.

Classificação: 12 anos

Distribuidora: Paramount Pictures

Direção: Jon Favreau; Com: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau e Samuel L. Jackson.

RSS

Mais Notícias


blog comments powered by Disqus