Site Balada CERTA

Drops

"Nunca Mais", no Teatro Livraria da Vila


Nunca Mais, de Leo Chacra, trata da relação afetiva no universo do teatro

Nova imagem

Com texto e direção de Leo Chacra, o espetáculo Nunca Mais estreia no dia 2 de novembro, sábado, no Teatro da Livraria da Vila, às 18 horas. A peça conta a história de um casal - interpretado por Lívia Prestes e Tiago Moraes - que ensaia uma peça de teatro, na qual os personagens estão terminando uma relação amorosa e eles, atores, iniciando uma história na vida real.

O diretor conta que para compor seus personagens, os atores foram buscar referências em suas memórias pessoais da vivência no meio teatral. Eles podem ser classificados como típicos atores da atualidade. Ele está na faixa dos 35 anos e ela tem pouco mais de 20. O ambiente de trabalho, no caso o teatro, mistura-se com o cotidiano dos dois, com a afetividade, com a vida sexual e particular do casal.

A história é contada com leveza e até mesmo com um pouco de humor. Segundo Leo Chacra, “este casal de atores prova que o cenário e os personagens das relações afetivas podem mudar, mas as pessoas são sempre pessoas, com suas brigas, erros, desejos e sonhos”.

Para escrever o texto, Chacra buscou inspiração em filmes e peças que tratam desse universo particular do amor entre atores e do trabalho autoral do ator, que também escreve seus textos. Na direção, ele optou por uma encenação naturalista e por um único cenário. Sutilezas no figurino, em detalhes do ambiente e na trilha sonora levam o público a identificar o universo contemporâneo das personagens. “Estamos discutindo uma história afetiva e não a estética do teatro. No centro do enredo está a condição humana - de qualquer pessoa - diante do impasse, quando não há mais chance de mudar uma situação”. Argumenta Leo Chacra.

Roberta está fazendo sua primeira peça. E nesta estreia ela vive uma personagem que é real nas ilusões do autor, também seu parceiro de cena. A atriz e a personagem têm muita coisa em comum. Roberta vai descobrindo isto. Para Livia Prestes, a peça deixa bem clara a dimensão da loucura e da paixão que os atores têm pela profissão. “Relacionamentos afetivos no ambiente de trabalho é muito comum. No teatro isto também se dá, por meio da convivência, da descoberta do outro. E esta proximidade profissional pode tanto unir como distanciar os amantes. Nunca Mais fala de vida, em especial, da vida e da ética no teatro.” Comenta a atriz.

Também o ator Tiago Moraes reforça que ponto forte da peça é mostrar as relações humanas além do universo teatral. “A intensidade do relacionamento dessa atriz com esse autor faz o trabalho valer a pena. O modo como eles vão se apaixonando e as dificuldades, provocadas pela perda de um outro amor, torna ainda mais envolvente esse choque na relação dos dois”. Livia e Tiago afirmam que a possibilidade de interpretar o papel de um ator (ou atriz) e viver o mesmo personagem em dimensões e tempos diferentes (na história atual e no passado) é um dos prazeres que encontram neste trabalho.

O enredo

Marcelo vem ensaiando o seu texto de teatro com Roberta. Eles são os atores de uma história onde os personagens estão passando por uma crise conjugal. Quanto mais Marcelo e Roberta se aproximam no processo dos ensaios (na vida real), mais os protagonistas da história (na ficção) se afastam.

A relação deste atores está evoluindo, estão se envolvendo. Parece que ela, finalmente, vai ceder aos encantos do rapaz e aceitar o convite para jantar, após o ensaio. Neste momento da trama eles começam a se desentender. Discordam sobre o rumo dos sentimentos das personagens e também do estilo do espetáculo. Ela ameaça abandonar os ensaios e chega a pedir que ele reescreva a peça.

Marcelo - que já vive uma relação indefinida com outra jovem atriz - descobre que Roberta está envolvida com um diretor de teatro, homem mais experiente que o vê como um ingênuo amador. Enquanto os problemas afloram e suas vidas se aproximam, Roberta descobre que a peça é uma história verdadeira, mas com final diferente do ocorrido. “O texto que o personagem Marcelo escreveu é um fato real de sua vida, cujo final foi trágico. Agora ele quer reescrever a sua história”. Afirma o autor. A imagem da mulher que ele amou na vida real o assombra até ser “exorcizada” no final da peça.

Ficha técnica

Espetáculo: Nunca Mais

Texto e direção: Leo Chacra

Elenco: Livia Prestes e Tiago Moraes

Cenário: Leo Chacra

Iluminação: Tiago Moraes

Figurino e visagismo: Maraí Senkevics e Lila Guimarães

Trilha sonora: Régis Trovão

Assistente de direção: Lila Guimarães

Arte: Diego Basanelli

Fotos: Tiago Moraes

Produção geral: Grupo Tetrófilos e Unósso de Teatro

Produção executiva: Leo Chacra e Livia Prestes

Serviço

Estreia: 2 de novembro – sábado – às 18 horas (horário excepcional no feriado)

Teatro Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis

Avenida Higienópolis, 618 – Higienópolis/SP. Tel: (11) 3660-0230

Temporada: sábado (20 horas) e domingos (às 18 horas) – Até 15/12

Ingresso: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00)

Gênero: Drama. Duração: 60 min. Classificação etária: 12 anos. Capacidade: 65 lugares.

Aceita cartões: crédito débito e crédito (V, MC, Ax). Bilheteria: seg. a sáb. (10h às 22h), dom. e feriados (13h às 21h). Também na bilheteria Teatro da Livraria da Vila - Shopping Jk Iguatemi (seg. a sáb., das 10h30 às 22h, e dom., 12h às 20h). www.ingressorapido.com.br (tel: 4003-1212). Ar Condicionado. Acesso universal. Site: www.livrariadavila.com.br

RSS

Mais Notícias


blog comments powered by Disqus