Site Balada CERTA

Drops

Wallace Gomes desvenda os mistérios dos amuletos egípcios


Egiptólogo apresenta curiosidades sobre as tradições religiosas no Antigo Egito, pedras utilizadas e até mesmo rituais básicos para afastar o mal

 A casa de chá egípcia Khan el Khalili , na Vila Mariana, centro de referência em cultura, arte e gastronomia do Egito, traz no próximo dia 19 de janeiro, sábado, a partir das 14h30 , a palestra “Amuletos Egípcios” , com o o egiptólogo Wallace Gomes .

Os amuletos egípcios são objetos esculpidos, mantidos em tradições religiosas e que eram utilizados com o intuito de proteger o corpo humano, vivo ou morto, de influências malignas e ataques de inimigos visíveis e invisíveis. Aos amuletos egípcios eram atribuídos proteção e poderes mágicos, os quais eram recebidos em vida e usados sobre o corpo morto. Alguns têm subscrito hecau , palavra de poder, e que funcionava como um tipo de fórmula mágica.

Um amuleto encontrado entre toda múmia era o Djed . Os outros eram colocados de acordo com a tradição e tinham que ser feitos de materiais específicos, de cor vermelha ou verde e encantados com palavras mágicas vindas do deus Thoth.

Alguns amuletos eram esculpidos como símbolos sagrados, com o objetivo de atrair a atenção de um deus, de modo que o falecido pudesse obrigá-lo a fazer sua vontade. Cada membro do corpo era colocado sob a proteção específica de algum amuleto e muitos objetos que se acreditava serem capazes de proteger contra serpentes, vermes, mofo, apodrecimento e putrefação, eram colocados, em grande quantidade, dentro, em cima, ao lado do cadáver e entre as ataduras com que ele era enfaixado.

O amuleto mais comum é o Olho de Hórus, que ficava pendurado no pulso ou nos ombros e que cobria parte do tórax. Seu uso parece ter sido universal em todos os períodos.

Ainda nesta palestra Wallace fala sobre cores e materiais utilizados na manufatura e sua simbologia, magia doméstica, rituais básicos para afastar o mal, proteção dos ambientes e formas animais, vegetais e abstratas.

O evento faz parte de um ciclo de palestras realizadas todo mês na casa de chá Khan el Khalili. Neste encontro Wallace apresenta réplicas de amuletos egípcios, assim como algumas peças arqueológicas autênticas de seu acervo particular. O programa é uma boa dica, pois traz informações sobre a vida no Egito Antigo e como influencia os hábitos nos dias atuais. Esta é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a cultura religiosa dos antigos egípcios e até tocar em objetos com 3000 anos.

Serviço :

Tema: “Amuletos Egípcios” - Egiptologia

Palestrante: Wallace Gomes

R$ 20,00

Data: 19 de janeiro (sábado)

Horário: 14h30 às 17h30

Duração: 3 horas, com intervalo de 20 minutos

Local: Khan el Khalili (sala Véus )

Rua Dr. José de Queirós Aranha, 320 - Vila Mariana

Tel: (11) 5575-6647 - 5571-3209 - 5571-3295 - 5549-7989

www.khanelkhalili.com.br

Mais informações:

Contato Comunicação & Marketing

Pabx: (11) 3288-8424

Erika Soós – 3288-7108/ 9233-5044

erika@contato.ppg.br

RSS

Mais Notícias


blog comments powered by Disqus